Treino Gaia é prática baseada na movimentação natural da nossa espécie, que considera a biologia evolutiva, a interação com o meio ambiente e práticas somáticas que relacionam o corpo, a mente e a vida emocional do indivíduo, numa abordagem generalista, variada e prazerosa, tendo o Sistema Fascial como princípio integrativo de movimento.
Através do treinamento integral das capacidades físicas e habilidades motoras, do equilíbrio do sistema nervoso e dos fluxos de energia, a proposta resgata a essência e o alinhamento com a nossa própria natureza.
Esta atividade física que busca integrar o ser com ele mesmo, com o outro e a natureza e que impacta tanto a performance quanto a saúde e bem-estar.
Se a vida é movimento, a maneira como nos movemos transforma a percepção da própria vida!
Treino Gaia é uma atividade física que busca resgatar a conexão com a natureza através dos movimentos naturais da nossa espécie, dos mais densos aos mais sutis, para integração consigo mesm@, com o outro e com a natureza.
Mover-se naturalmente significa utilizar o corpo para aquilo que ele foi feito, de acordo com nossas capacidades adquiridas em uma longa jornada evolutiva. Nossos padrões de movimento são limitados pelo estilo de vida moderno – seja pela falta de mobilidade ou pelo excesso de especialização – que gera desequilíbrios musculoesquelético, metabólicos e pscioemocionais.
Firmado em bases filosóficas orientais e conhecimentos científcos que reconhecem a importância da cultura de movimento para vivermos de forma harmoniosa, saudável e orgânica.
Se não for divertido, não é sustentável!
Fortemente influenciada pelo pensamento de Rousseau essa técnica sugere um retorno à natureza, a importância do ar livre, dos exercícios corporais em espaços abertos, banhos de sol e de vento, além da negação dos excessos de conforto e abandono dos prazeres passivos artificiais, que levam ao tédio e precipitam a destruição da saúde. Baseado principalmente no Método Natural, de George Hébert, e na sua versão recente, MovNat, de Erwan Le Corre, que divide as habilidades motoras humanas em 10 grupos: quadrupedia, equilíbrios, saltos, escalada, marcha, corrida, levantar e carregar, lançar e receber, natação e combativos – que compreendem o ser humano com um movedor generalista.
Condicionamento do corpo e descondicionamento da mente
Além da boa condição física, a prática desenvolve um estilo de vida com mais consciência, liberdade de expressão, autonomia, ética, interação com a natureza e educação ambiental, com base em três pilares:
- Natural mente – exercícios de conscientização, atenção, relaxamento, respiração e mindfulness.
- Natureza do movimento – treinamento com base nas habilidades humanas e tarefas funcionais do movimento:
- habilidades locomotoras: marcha, corrida, saltos, quadrupedia, escalada;
- habilidades manipulativas: levantar, carregar, lançar, receber, arremessar;
- habilidades de estabilização: equilibrar-se, flexionar e estender, girar, posições invertidas;
- habilidades expressivas: interação social, brincadeiras, desafios, comunicação.
- Bio energia – técnicas somáticas de equilíbrio de corpo e mente.