Natural, orgânico, funcional e consciente

Se alguém te perguntar o que é natureza, você provalvelmente não irá incluir-se nesta definição. Houve um momento em que houve uma ruptura do homem com a natureza. E consequentemente, do homem com ele mesmo.

herica-slide-3

c

Excessos de conforto da vida moderna tem nos enfraquecido. Para nos execitar utilizamos máquinas; para nos locomover, usamos o carro; para sentarmos, o sofá. Diferente dos nossos antepassados, não precisamos mais caminhar longas distâncias em busca de alimento, caçar, correr, pular, escalar ou ultrapassar obstáculos para sobreviver.

 

Do ponto de vista evolutivo, vivemos em cidades desde ontem. Até 10.000 atrás, viviamos como caçadores-coletores. Foi a partir da Revolução Agrícola, que nos reorganizamos e formamos as primeiras sociedades complexas, que deram origem as primeiras civilizações. Se taxa de mutação do DNA é 0,5% por cada milhão de anos, não tivemos tempo suficiente de nos readaptarmos ao novo comportamento. Ou seja, embora a realidade seja bem diferente do passado, nossas funções originais são as mesmas desde o surgimento do Homo Sapiens, cerca de 350.000 anos.

 

Algumas mudanças de hábito poderiam evitar maiores prejuízos. como incluir na rotina movimentos funcionais e utilitários para qual nosso corpo foi desenvolvido, evitar alimnetos industrializados, realizar atividades em ambientes naturais, mesmo que em parques, praças ou jardins, e sempre que possível, passar periodicamente um tempo em contato direto com natureza.

 

Viver em harmonia é viver de acordo com a nossa natureza!

 

 

 

Comments are closed.