Blog

Mude sua experiência pra mudar a si mesmo

A maioria das pessoas não consegue atingir o objetivo de se tornar uma pessoa fisicamente ativa porque fixam metas grandiosas, sem levar em consideração as pequenas mudanças necessárias para mudar um padrão de comportamento.

Fazemos uma resolução mental daquilo que não depende só da mente, mas também da abertura do seu corpo para uma transformação, e o corpo não muda de uma hora pra outra - nem de forma, nem de hábito. Focar no resultado faz com que nos tornemos cada vez mais distantes do objetivo, e alheios do momento presente. Eu vejo muito isso, e se vc é da área do movimento, tenho certeza que vc também: uma pessoa insatisfeita consigo mesma, sedentária, acima do peso, decide fazer uma mudança drástica e treinar para uma maratona.
Não que isso seja impossível, mas isso só será atingido com muito estresse e sofrimento... eu já passei por isso. Tenho um alto grau de exigência de performance e estética, e já me frustrei bastante. Quando não conseguia atingir um objetivo, me sentia fracassada e isso minava a minha autoconfiança e a auto-estima (às vezes me alieno e ainda caio na armadilha do ego).

Mas algo que me ajuda a me libertar deste vicio é abandonar o desejo de estar em outro lugar além de aqui e agora, algo do tipo AA -Alcólatras Anônimos: só por hoje, eu vou fazer uma atividade física, sem sofrimento, pelo tempo que for gostoso e divertido, sem pressão por resultados. É assim que estou fazendo agora que resolvi aprender a velejar de kite surf! Desta forma eu tenho a chance de transformar minha percepção com pequenas experiências, e fazer algo que me faça bem. E como consequência, eu posso colher benefícios a médio e longo prazo.

Se for pra dar uma dica: ressignifique o tempo de mover seu corpo, não trate seu treino como remédio, punição, ou mesmo auto-afirmação, aproveite a oportunidade de entrar em contato com vc mesmo de maneira mais celebrativa. Busque transformar a suas experiências ao invés de transformar a si mesmo. Deixe que as experiências se encarreguem disso....Temos a tendência de desvalorizar o poder do simples e cotidiano - como se a felicidade estivesse em algum outro lugar além do momento presente...

Se você acha chato se movimentar, lembre-se que não existe movimento monótono, existe falta de presença. Quando vc habita seu corpo inteiramente vc melhora o seu nível de bem-estar, de aceitação e aí sim, pode esperar por grandes mudanças de comportamento.

Macacastê 🐒

bjs de Gaia

Doença é movimento interrompido

Etimologicamente, emoção, significa “movimento ou impulso”. As emoções são experiências que nos levam a agir. E nascem basicamente da nossa percepção do mundo e da nossa interpretação. Se por algum motivo, este fluxo é tolhido, a energia viral fica estagnada e o organismo adoece.
.
.
Se o fluxo de recepção é interrompido - por exemplo, se há privação os estímulos necessários para se fortalecer, como sol, água, nutrientes, contato com ambientes naturais, relações socias, sono e até mesmo situações de estresses e desafios, ou se há alguma dificuldade na percepção do estímulo, vc pode estar em perigo.
.
.
Se ao reconhecer e perceber o estímulo, você não consegue assimila-lo, este movimento fica entalado, a energia fica estagnada. Racionalmente você pode ignorar, esconder or mesmo amortecer. Mas tudo aquilo que seu corpo não consegue lidar adequadamente, fica preso no seu corpo, e cria bloqueios física e psíquicos. Elaborar conscientemente as emoções ajuda a metabolizar experiências, sentimentos, sensações e pensamentos.
.
.
Por fim, é preciso expressá-los, talvez esse seja o maior desafio, porque vivemos num sociedade que não nos educa a lidar com as emoções. Temos que escondê-las. Vergonha, sentimento de inadequação, orgulho, idealizações de como deveríamos nos comportar, agir e sentir, nos impedem de ecoar o fluxo de movimento no corpo. Não estou dizendo pra sair por aí quebrando tudo, dizendo o que pensa sem filtro, xingando ou batendo nas pessoas pra dar vazão a emoção kkkk mas você pode expressar através do seu corpo: falando, lutando, dançando, fazendo arte, cantando, desenhando ou se movendo com liberdade.

Deixe a vida fluir através do seu corpo
Bjs de Gaia

Fotografia: Fabio Andrade - Style Pictures, durante aula do Treino Gaia

Se for pra correr, que não seja atrás do prejuízo!

 

"O treinamento de alta intensidade é irmão da dieta radical: tem resultados rápidos e prejuízos duradouros". Nuno Cobra Junior

.

 

Modismos a parte, 95% das pessoas que fazem dietas radicais voltam ao peso anterior em menos de um ano ou ainda ganham mais peso. O treinamento de alto intensidade, que vem sendo amplamente divulgado como sendo a melhor maneira de condicionamento físico do momento, também não se aplica a 95% da população - segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 30% da população é fisicamente ativa. E somente, entre 2% e 5% dela pratica 30 minutos de atividade por dia, a frequência considerada ideal.

.

Pessoas sem regularidade  que realizam atividades de alta intensidade, ficam apenas com a parte ruim do exercício físico - o  estresse oxidativo, que envelhece, nos expõem ao risco de doenças e lesões, aumenta os níveis de  inflamação e desequilíbrios no organismo. Exercícios esporádicos e intensos são péssimos! Repouso absoluto também.

.

No Brasil, segundo a OMS, 1 pessoa a cada 2 minutos, morre por conta de doenças associadas diretamente ao sedentarismo. Por que? Porque o nosso corpo evoluiu para o movimento. O Homo Sapiens, que surgiu há aproximadamente 200 mil anos, evolui pra percorrer longas distâncias por dia pra comer e não ser comido rsrs, até o surgimento da agricultura, há 10mil anos atrás. A revolução industrial agravou um pouco mais o quadro de inatividade, mas nos encheu de conforto! Só que esqueceram de combinar conforto com evolução….

.

O corpo continua o da Idade da Pedra, só que mais gordo, mais lento e mais bem vestido.

.

Se você faz atividade física com regularidade, seu corpo é “vacinado” pelo exercício, e só então, se você faz parte desse seleto grupo de 5%, e com a ajuda de um profissional, você pode incluir com moderação e discernimento o treino de alta intensidade, mas não pra correr atrás do prejuízo....

.

Lembre-se que qualquer radicalismo gera compensações. Pequeninos estresses diários levam a adaptações benéficas pra sua saúde e bem-estar. Você nasceu pro movimento ! <3  

Sentar de cócoras é natural pra você?

Eu já falei dos benefícios da posição de cócoras. Mas vou falar de novo, dessa vez mais explicadinho.

 

Tenho falado também da importância de se movimentar de acordo com as nossas capacidades natas - adquiriras ao longo de aproximadamente 2,5 milhões de anos da nossa evolução como espécie -  para nosso desenvolvimento integral: nos aspectos físicos, fisiológicos, psicoemocionais e ‘espirituais’, no sentido de conexão com o todo.

 

No mundo ocidental moderno, o cócoras, um movimento natural de descanso tão fundamental quanto deitar, tem sido cada vez menos comum entre adultos, principalmente por conta da limitação causada pelo costume de sentar-se em cadeiras, sofás, automóveis e até privada em ângulos igual ou superior a 90* graus.

 

Sentar de cócoras regularmente é a melhor maneira de manter a mobilidade da região do quadril e da parte inferior das costas, descomprimindo da coluna vertebral, aliviando muito dores lombares. Alonga desde a nuca até a sola dos pés. Alivia a pressão dos joelhos. Melhora a dorsiflexão do tornozelo, tornando sua corrida e caminhada mais eficiente.

 

A posição de cócoras elimina as tensões anatômicas e torções no cólon que podem acontecer quando se usa o vaso sanitário convencional. Isso permite que a evacuação aconteça de forma completa  e com muito menos esforço: prisão de ventre, hemorróidas, inflamação ou até mesmo o câncer de cólon são apenas algumas das doenças que se pode prevenir ao assumir a postura de cócoras na hora de ir ao banheiro.

 

É sabido que 90% da serotonina do corpo, hormônio de satisfação e bem-estar, é produzida no intestino - este órgão, centro de inteligência instintiva e visceral, é considerado nosso ‘segundo cérebro’. Um intestino feliz te deixa feliz. Mas de saco cheio, te torna enfezado.

 

A postura também alivia a tensão dos órgãos internos e assoalho pélvico, especialmente benéficas para as mulheres e seus ciclos lunares. É considerada a melhor posição para o parto normal.

 

Na medicina chinesa, a rigidez e a tensão nas articulações impedem o fluxo do “chi” ou “energia vital” pelo corpo, o que resulta em desconfortos e doenças físicas e psíquicos.

 

Para o yoga, esta posição relaciona-se com o primeiro centro de energia, o mulhadhara chakra, que se encontra na base da coluna, na região do períneo. Se conecta energeticamente com a terra - fortalece o sentido de pertencimento e aumenta capacidade de realização na matéria. Quanto tempo não gastamos na imaginação, em idealizações ou fazendo planos sem pô-los em prática?

 

Por falar em prática, que tal praticarmos o cócoras? Vá aos poucos: constância é mais importante que intensidade. Delicadamente reapresente a seu corpo esta  possibilidade de se conectar com a sua natureza. Nos próximos posts eu darei dicas para chegar lá! ????

 

Tento usar uma linguagem simples mas eu sou meio nerd e professora rs então se você tiver alguma dúvida, pode me perguntar que se eu puder, tento esclarecer!

Abraço de urso,

Hrk San