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Se for pra correr, que não seja atrás do prejuízo!

 

"O treinamento de alta intensidade é irmão da dieta radical: tem resultados rápidos e prejuízos duradouros". Nuno Cobra Junior

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Modismos a parte, 95% das pessoas que fazem dietas radicais voltam ao peso anterior em menos de um ano ou ainda ganham mais peso. O treinamento de alto intensidade, que vem sendo amplamente divulgado como sendo a melhor maneira de condicionamento físico do momento, também não se aplica a 95% da população - segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 30% da população é fisicamente ativa. E somente, entre 2% e 5% dela pratica 30 minutos de atividade por dia, a frequência considerada ideal.

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Pessoas sem regularidade  que realizam atividades de alta intensidade, ficam apenas com a parte ruim do exercício físico - o  estresse oxidativo, que envelhece, nos expõem ao risco de doenças e lesões, aumenta os níveis de  inflamação e desequilíbrios no organismo. Exercícios esporádicos e intensos são péssimos! Repouso absoluto também.

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No Brasil, segundo a OMS, 1 pessoa a cada 2 minutos, morre por conta de doenças associadas diretamente ao sedentarismo. Por que? Porque o nosso corpo evoluiu para o movimento. O Homo Sapiens, que surgiu há aproximadamente 200 mil anos, evolui pra percorrer longas distâncias por dia pra comer e não ser comido rsrs, até o surgimento da agricultura, há 10mil anos atrás. A revolução industrial agravou um pouco mais o quadro de inatividade, mas nos encheu de conforto! Só que esqueceram de combinar conforto com evolução….

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O corpo continua o da Idade da Pedra, só que mais gordo, mais lento e mais bem vestido.

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Se você faz atividade física com regularidade, seu corpo é “vacinado” pelo exercício, e só então, se você faz parte desse seleto grupo de 5%, e com a ajuda de um profissional, você pode incluir com moderação e discernimento o treino de alta intensidade, mas não pra correr atrás do prejuízo....

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Lembre-se que qualquer radicalismo gera compensações. Pequeninos estresses diários levam a adaptações benéficas pra sua saúde e bem-estar. Você nasceu pro movimento ! <3  

Sentar de cócoras é natural pra você?

Eu já falei dos benefícios da posição de cócoras. Mas vou falar de novo, dessa vez mais explicadinho.

 

Tenho falado também da importância de se movimentar de acordo com as nossas capacidades natas - adquiriras ao longo de aproximadamente 2,5 milhões de anos da nossa evolução como espécie -  para nosso desenvolvimento integral: nos aspectos físicos, fisiológicos, psicoemocionais e ‘espirituais’, no sentido de conexão com o todo.

 

No mundo ocidental moderno, o cócoras, um movimento natural de descanso tão fundamental quanto deitar, tem sido cada vez menos comum entre adultos, principalmente por conta da limitação causada pelo costume de sentar-se em cadeiras, sofás, automóveis e até privada em ângulos igual ou superior a 90* graus.

 

Sentar de cócoras regularmente é a melhor maneira de manter a mobilidade da região do quadril e da parte inferior das costas, descomprimindo da coluna vertebral, aliviando muito dores lombares. Alonga desde a nuca até a sola dos pés. Alivia a pressão dos joelhos. Melhora a dorsiflexão do tornozelo, tornando sua corrida e caminhada mais eficiente.

 

A posição de cócoras elimina as tensões anatômicas e torções no cólon que podem acontecer quando se usa o vaso sanitário convencional. Isso permite que a evacuação aconteça de forma completa  e com muito menos esforço: prisão de ventre, hemorróidas, inflamação ou até mesmo o câncer de cólon são apenas algumas das doenças que se pode prevenir ao assumir a postura de cócoras na hora de ir ao banheiro.

 

É sabido que 90% da serotonina do corpo, hormônio de satisfação e bem-estar, é produzida no intestino - este órgão, centro de inteligência instintiva e visceral, é considerado nosso ‘segundo cérebro’. Um intestino feliz te deixa feliz. Mas de saco cheio, te torna enfezado.

 

A postura também alivia a tensão dos órgãos internos e assoalho pélvico, especialmente benéficas para as mulheres e seus ciclos lunares. É considerada a melhor posição para o parto normal.

 

Na medicina chinesa, a rigidez e a tensão nas articulações impedem o fluxo do “chi” ou “energia vital” pelo corpo, o que resulta em desconfortos e doenças físicas e psíquicos.

 

Para o yoga, esta posição relaciona-se com o primeiro centro de energia, o mulhadhara chakra, que se encontra na base da coluna, na região do períneo. Se conecta energeticamente com a terra - fortalece o sentido de pertencimento e aumenta capacidade de realização na matéria. Quanto tempo não gastamos na imaginação, em idealizações ou fazendo planos sem pô-los em prática?

 

Por falar em prática, que tal praticarmos o cócoras? Vá aos poucos: constância é mais importante que intensidade. Delicadamente reapresente a seu corpo esta  possibilidade de se conectar com a sua natureza. Nos próximos posts eu darei dicas para chegar lá! ????

 

Tento usar uma linguagem simples mas eu sou meio nerd e professora rs então se você tiver alguma dúvida, pode me perguntar que se eu puder, tento esclarecer!

Abraço de urso,

Hrk San

Eco Fitness

"Fit" acabou se tornando uma palavra atribuída a qualidades estéticas: quando dizemos que alguém é 'fit', muito provavelmente estaremos nos referindo ao seu "shape". E nesse contexto, fit é aquele que se encaixa nos padrões estéticos e culturais.

Na nossa sociedade, geralmente, a busca por ideais e resultados sobrepõem-se ao orgânico e saudável, e isso tem nos gerado grandes danos - físicos, mentais, emocionais e sociais. Por fora uma coisa, por dentro outra.

Porém, FIT, quando relacionado ao movimento biológico, significa nem mais nem menos do que se precisa para sobreviver. Significa viver de acordo com a sua melhor expressão, aquela que é mais eficiente, que gera menos gastos e te proporciona o melhor resultado, em ressonância com a sua natureza.

Posso ir ainda além disso, quando associo o conceito fit ao propósito de vida. O que você veio fazer nesse mundo? Conhece ou reconhece seus dons e talentos? Você sente alegria ao acordar de manhã? Vê sentido na sua vida? No seu trabalho? Está feliz com seus relacionamentos? Você consegue integrar e expressar sua individualidade biológica e emocional? Você se sente encaixado?

O autoconhecimento pode não ser o caminho mais rápido, mas encontra lastro interno, portanto é a melhor forma de se tornar FIT de verdade e evitar o efeito sanfona entre o ego e o eco <3

Como a audição interfere na sua postura?

Assim como desenvolvemos o paladar ao longo do tempo, tornando-o mais sofisticado, podemos desenvolver a audição. Ouvimos muito, escutamos pouco. Em ambientes urbanos, estamos expostos a  barulhos e ruídos artificiais muito acima do que é considerado saudável. Perdemos a sensibilidade, convivemos com isso e muitas vezes nem percebemos o quanto somos afetados por estarmos tão…
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