A fonte da juventude

Já sabe-se qua o processo de envelhecimento acontece pelo desgaste dos telômeros, estruturas que são como capas dos cromossomos, onde encontra-se nosso DNA e que o protege na multiplicação celular.

Sua deteriorização pode acarretar em doenças como o câncer, alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras doenças inflamatórias e degenerativas. Um ambiente ácido, gerado pelos resíduos metabólicos de reações químicas no sangue, faz com que o envelhecimento se acelere.

Estratégias antioxidantes, como alimentação saudável, vitaminas e atividade física, devem ser empregadas para aumentarmos a capacidade de renovação celular de forma saudável com o mínimo de prejuízo possível para o corpo, já que o envelhecimento é inevitável.


No que diz respeito ao movimento muito se fala sobre o exercício aeróbico para manter-se jovem - vide o crescimento de novos adeptos da corrida, em busca de saúde e longevidade. Faz sentido, já que é através do sistema cardiovascular que se faz o aporte de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos, enquanto há remoção dos resíduos. Porém esta é uma visão minimalista que sobrecarrega a função do coração. Para que o sangue possa circular por todo corpo há de haver uma prática de movimentos variada, para que possa os nutrientes possa chegar a cada artéria, arteríola e capilares, facilitada pela ativação mecânica musculo-esquelética e do tecido conjuntivo no sistema circulatório. E esse estímulo mecânico ainda evita a arteriosclerose (formação de placas na parede das artérias).

Ou seja, a pratique movimentos que estimulem o sangue a percorrer caminhos diferentes, com diferentes intensidades, em diferentes superfícies, em diferentes planos, de diferentes durações, em diferentes ritmos. Explore, pule, dance, brinque. Dê novos estímulos ao seu corpo e sua mente.

Esta é uma excelente maneira de manter-se jovem e saudável de forma natural e orgânica. E se o movimento for envolvido com um grupo de amigos, melhor ainda, já que a longevidade está diretamente relacionada à saúde das nossas relações! ????????☺️

Fotos sesc-4

Namastê,

A natureza que habita em mim, saúda a natureza que habita em você.
Hérica Sanfelice
Pratique conosco:
Treino Gaia no Instituto Vita Moema, com saídas ao Parque do Ibirapuera.
Aulas em grupo:
Segundas e quartas às 7:30 ou às 10:30.
Terças e quintas às 18:30.
Aulas personalizadas sob consulta.
 

Comments are closed.